Valéria Werber Fiordomo Guiraldo 
 Fonoaudióloga  Psicopedagoga  Neuropsicopedagoga Clínica e Educacional  - Especialista em Motricidade Oral 
                     CRFª 2 - 5136/SP

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.”

Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa

Refere-se aos distúrbios da Comunicação Oral e Escrita.
Consiste na avaliação e terapia dos seguintes distúrbios

- Auditivos
- Troca de fonemas (sons) na fala e/ou na escrita
- Processamento Auditivo Central
- Gagueira
- Voz (rouquidão, postura corporal e respiração inadequada)
- Motricidade Oral
- Aleitamento Materno 
- Recusa Alimentar
- Deglutição atípica (postura incorreta da língua, lábios)
- Trabalho paralelo com ortodontista (uso de aparelhos fixos, móveis, entre outros)
- Respiração oral.
 
As alterações de fala e linguagem não estão necessariamente associadas a uma deficiência específica, podendo estar presentes em bebês,crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 
A Fonoaudiologia clínica faz o diagnóstico, o tratamento e a prevenção junto aos distúrbios da audição, voz, da linguagem oral e escrita e alterações orofaciais.
 As queixas mais comuns em crianças são atraso de linguagem, troca de sons na fala, falar com a língua entre os dentes, distúrbios de fluência, voz e leitura/escrita.
 Para que a linguagem oral se desenvolva é importante a integridade auditiva, neurológica e emocional da criança.  
 Primeiramente é na relação com os familiares e posteriormente através da escola e interações sociais que a criança vai adquirindo a linguagem.
 É bom saber também que a fase da amamentação e a alimentação adequada de acordo com a idade da criança, vai preparando e estimulando os órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochechas) que são importantes para a fala. 
 A estimulação adequada, ou seja, falar corretamente com a criança, olhar nos olhos durante a fala, esperar o tempo dela para falar, repetir o nome dos objetos e não ceder todas as vezes que os aponta, são algumas dicas podem ajudá-la na aquisição da linguagem.
 Lembrando que conversando, contando histórias, cantando e brincando podemos estimular não só a fala, mas uma dinâmica familiar saudável
transmitindo a confiança que será importante no fortalecimento das relações que estarão presentes em toda a sua existência.

                 
      "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende."

                                                                                                                                              Leonardo da Vinci

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Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.”

Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa

Refere-se aos distúrbios da Comunicação Oral e Escrita.
Consiste na avaliação e terapia dos seguintes distúrbios

- Auditivos
- Troca de fonemas (sons) na fala e/ou na escrita
- Processamento Auditivo Central
- Gagueira
- Voz (rouquidão, postura corporal e respiração inadequada)
- Motricidade Oral
- Aleitamento Materno 
- Recusa Alimentar
- Deglutição atípica (postura incorreta da língua, lábios)
- Trabalho paralelo com ortodontista (uso de aparelhos fixos, móveis, entre outros)
- Respiração oral.
 
As alterações de fala e linguagem não estão necessariamente associadas a uma deficiência específica, podendo estar presentes em bebês,crianças, adolescentes, adultos e idosos.



O que é a Fonoterapia?

É o acompanhamento de pacientes com objetivos específicos, planejamento personalizado e com frequência e duração individualizada, respeitando as particularidades de cada caso.

O acompanhamento terapêutico pode ser realizado para prevenção ou reabilitação dos Distúrbios da Comunicação nas seguintes áreas de atuação: Linguagem Oral e/ou Escrita, Motricidade Oral, Voz e Audição.


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