Para aquisição da leitura e escrita é necessário que os fonemas sejam decodificados/codificados em letras (grafemas), como é feito no processo fônico, trabalhando diretamente nas habilidades de análise fonológicas (Dominguez, 1994) e consciência fonológica e fonêmica (Capovilla e Capovilla, 2002; Santos e Navas, 2002), fator primordial e sine qua non no processo de alfabetização (Cardoso-Martins et al., 2005).
Esse processo, bastante abstrato, deve ser favorecido por meio de intervenção pedagógica, mas por vezes torna-se incompreensível e dificultoso para alguns aprendentes. "
Renata Jardini
Método das boquinhas alfabetização fonovisuoarticulatória
O Método das Boquinhas foi desenvolvido por Renata Jardini, inicialmente para reabilitar os distúrbios da leitura e escrita. Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, aliando os sons (fonemas) e letras (grafemas), às boquinhas (articulemas), ou seja, ao gesto da boca quando fala as palavras, promovendo resultados rápidos e eficientes na aprendizagem e aumentando a autoestima tanto do professor como do aluno.
Foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em novembro de 2009, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens
ou adultos.
Abaixo seguem alguns jogos e o material didático que podem ser trabalhados em conjunto com a família, a escola e a clínica tanto no aspecto preventivo como terapêutico.
Segue também uma pequena síntese de alguns jogos e livros utilizados na nossa clínica.
Agende um horário para conhecer o nosso trabalho, o método e os materiais de Boquinhas disponíveis.